Apresentamos a seguir o projeto de iluminação para a fachada da grande Roca Barcelona Gallery, concebido por artec3 Studio, de Maurici Ginés.
Através de algumas premissas de iluminação - fluidez, densidade, transparência, vibração e reflexão - a fachada desse showroom se transforma em uma iluminada cortina contínua de vidro de diversos níveis de emissividade, reflexão e transparência, causando a sensação de observarmos a água em movimento.
Mais detalhes sobre o projeto de iluminação, a seguir.
Descrição do autor. O desafio foi conseguir que a composição da fachada, com essa iluminação, criasse movimentos programados muito sutis, gerando sensações e movimentos semelhantes à água: fluida, reflexiva e com certa transparência.
Os painéis de vidro siliconados conformam uma cortina contínua que trabalha como um elemento condutor da luz. Essas sensações de fluidez entram em conexão, tanto no exterior como no interior, com a temática do showroom que explica a história da água.
O sistema de iluminação para a Roca Barcelona Gallery foi projetado para transmitir a importância da água em nossa civilização, o valor e o conforto dela em nossos lares através da história.
O uso de luz artificial na fachada de vidro age como um véu e cria uma sensação de fluidez, tranquilidade, dinamismo suave, um estado quase hipnótico, tanto nos espaços externos como nos internos.
A fachada de vidro dos novos pavimentos da Roca Barcelona Gallery é sustentada por uma estrutura de aço horizontal. Linhas verticais e horizontais criam, então, uma interessante composição visual.
Arquitetos: OAB
Projeto de iluminação: artec3 Studio
Projetistas: Maurici Ginés, Jesús González, Cristina Salicio, Ivan Escutia
Localização: Barcelona, Espanha
Ano do projeto: 2009
Área: 750 m2
Custo do projeto: 350.000 €
Prêmios: Menção Especial, IALD 2010. Finalista, LAMP Award / Iluminação interna
Fotografias: Aleix Bagué, Cortesia de Roca